1.3.09

Michel Giacometti - Museu do Trabalho


Giacometti elaborou, em 1975, um projecto de recolha popular, a que chamou Plano de Trabalho e Cultura, no quadro do então recém-criado Serviço Cívico Estudantil.


No Verão desse ano, mais de uma centena de jovens respondeu ao apelo do musicólogo francês e varreu alguns concelhos do país em busca de instrumentos musicais e de trabalho, utensílios domésticos, fotografando e registando sons de exemplares vocais e instrumentais, lendas, histórias e recolhendo informação sobre medicina popular. Estabeleceu-se que a maior parte desta informação ficasse à guarda do INATEL (ex-FNAT, Federação Nacional para a Alegria no Trabalho), entidade em cujo processo de reestruturação Giacometti estava fortemente empenhado e para o qual propunha a criação de um Centro de Documentação Operário-Camponês (que devia substituir o Grupo de Etnografia e Folclore da instituição) e de um Museu do Trabalho. Pouco tempo depois, Giacometti saiu do INATEL em conflito com a organização e muito do espólio recolhido seria doado pelo próprio INATEL à Câmara de Setúbal, que tinha manifestado interesse na aquisição. Durante muitos anos o Museu do Trabalho foi um projecto sem espaço físico, até que a Câmara de Setúbal adquiriu uma unidade de indústria conserveira fechada desde a década de 60.






Museu do Trabalho e Reserva etnográfica Michel Giacometti (Setúbal), de Terça a domingo, 9h30-18h.
Contacto: 265 537880



alfaias agrícolas, máquinas e ferramentas, ofícios, objectos de uso quotidiano, luminárias e utensilagem doméstica


fonte: Jornal Expresso

3 comentários:

Luis Bento disse...

Ficha de avaliação crítica: Muito Bom!

Compulsão Diária disse...

Grande dica. Se não você você eu não saberia.
A questão da arte publica, anecessidade do museu sofrer um releitira. Instigantes ações. Dependermos de verbas pra isso. E altas. que empresários, ongse todos abracem PACs culturais. a gente não precisa só de comida.

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!