13.4.08

Memória e Poder


MEMÓRIA E PODER:
contribuição para a teoria e a prática nos ecomuseus
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Mário Chagas - Brasil *


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1ª parte – Entre a memória do poder e o poder da memória


Penso na moda ‘retro’ atualmente em voga. Que vem a ser esta moda? Quer dizer que se
descobrem certas raízes ou que se querem esquecer as dificuldades do presente?
Jacques Le Goff
Os agentes museais confrontam-se sistematicamente com dois movimentos de
memória: um que se dirige ao passado e lá se cristaliza - como lembrança que aliena e
evade o sujeito de si e do seu tempo, lembrança reificada e saturada de si mesma e por
isso sem possibilidade de criação e inovação – e outro que se orienta para o presente.
Dirigir-se ao passado, sem nenhuma perspectiva de mudança, implica a
comemoração da ordem estabelecida, a afirmação da ordem jurídica, dos valores
culturais dados, da verdade científica imposta. Orientar-se para o presente implica a
operação com uma espécie de contramemória, que articula-se com a vida e se instala,
como diria Nietzsche, “no limiar do instante, esquecendo todos os passados.” Segundo
o autor de Da utilidade e desvantagem da história para a vida (1999: p.273), aquele que
não for capaz desses esquecimentos não conseguirá manter-se concentrado num ponto
como uma deusa de vitória e “nunca saberá o que é felicidade e, pior ainda, nunca fará
algo que torne os outros felizes.” Um homem que não pudesse mais esquecer _,
perderia a própria humanidade e em seguida o poder de agir.
O confronto entre esses dois movimentos mantém a dinâmica da vida. A vitória
do primeiro sobre o segundo configura-se como a perda da utopia, a perda dos sonhos
ou a “perda do tesouro” a que se refere Hannah Arendt:
“A história das revoluções - do verão de 1776, na Filadélfia, e do verão de 1789, em Paris, ao
outono de 1956, em Budapeste - que decifraram politicamente a estória mais recôndita da idade moderna,
poderia ser narrada alegoricamente como a lenda de um antigo tesouro, que, sob as circunstâncias mais
várias, surge de modo abrupto e inesperado, para de novo desaparecer qual fogo-fátuo, sob diferentes
condições misteriosas. (…) A perda, talvez inevitável em termos de realidade política, consumou-se, de
qualquer modo, pelo olvido, por um lapso de memória que acometeu não apenas os herdeiros como, de
certa forma, os atores, as testemunhas, aqueles que por um fugaz momento retiveram o tesouro nas
palmas de suas mãos; em suma os próprios vivos.” (1992:30-1)
Às instituições de memória, e de modo particular aos museus, é freqüentemente
atribuída a função de casas de guarda do tesouro. Mas, se o tesouro foi perdido o que
elas guardam? E se guardam de fato um tesouro, que tesouro é esse?
Nos museus normalmente estão guardados os testemunhos materiais de
determinados períodos históricos. No entanto, a estes testemunhos materiais (alguns
com valor de mercado) associam-se valores simbólicos e espirituais de diferentes
matizes._ Assim, o tesouro guardado nos museus não está necessariamente
relacionado a valores monetários. Esse tesouro museológico, apenas aparentemente
reside nas coisas, uma vez que as coisas estão despidas de valor em si. O que está em
jogo é a tentativa de construção de uma tradição que possa vincular o presente ao
passado (e quem sabe, por uma vereda de memória insubmissa, o passado ao
presente?). Em outros termos: se o museu pode, por um lado, significar que o tesouro
foi perdido e ali está apenas o seu duplo, sem potência e sem vida; por outro, pode
também lembrar que o tesouro existiu, que ele já esteve nas mãos dos vivos e que pode
reaparecer abruptamente, permitindo que o sentido da vida seja reapropriado.
Pensado por essa estrada, o museu (despido também de valor em si) é um
campo onde encontram-se os dois movimentos de memória e desde o nascedouro está
marcado com os germes da contradição e do jogo das múltiplas oposições.
O vocábulo museu, como se sabe, tem origem na Grécia, no Templo das Musas
(Museión). As musas, por seu turno, foram geradas a partir da união mítica celebrada
entre Zeus (identificado com o poder) e Mnemósine (identificada com a memória). O
retorno à origem do termo museu não tem nada de novo. Diversos textos trazem essa
referência. Avançando um pouco pode-se reconhecer, ao lado de Pierre Nora (1984),
que os museus vinculados às musas por herança materna (matrimônio) são “lugares de
memória”; mas por herança paterna (patrimônio) são configurações e dispositivos de
poder. Assim, os museus são a um só tempo: herdeiros de memória e de poder. Estes
dois conceitos estão permanentemente articulados nas instituições museológicas.
É fácil compreender, por esta picada mitológica, que os museus podem ser
espaços celebrativos da memória do poder ou equipamentos interessados em trabalhar
com o poder da memória. Essa compreensão está atrelada ao reconhecimento da
deficiência imunológica da memória em relação ao contágio virótico do poder e da
inteira dependência química do poder em relação ao entorpecimento da memória. A
memória (provocada ou espontânea) é construção e não está aprisionada nas coisas,
ao contrário, situa-se na dimensão interrelacional entre os seres, e entre os seres e as
coisas.
Com todos esses ingredientes, o agente museal está habilitado para o
entendimento de que a constituição dos museus celebrativos da memória do poder
decorre da vontade política de indivíduos e grupos e representa a concretização
dedeterminados interesses. Os museus celebrativos da memória do poder - ainda que
tenham tido origem, em termos de modelo, nos séculos XVIII e XIX - continuaram
sobrevivendo e multiplicaram-se durante todo o século XX. Aqui não se está falando de
instituições perdidas na poeira do tempo; ao contrário, a referência incide em modelos
museológicos que, superando as previsões apocalípticas de alguns especialistas,
sobrevivem e continuam deitando regras.
Para estes museus, a celebração do passado (recente ou remoto) é a pedra de
toque. O culto à saudade, aos acervos valiosos e gloriosos é o fundamental. Eles
tendem a se constituir em espaços pouco democráticos onde prevalece o argumento de
autoridade, onde o que importa é celebrar o poder ou o predomínio de um grupo social,
étnico, religioso ou econômico sobre os outros grupos. Os objetos (seres e coisas), para
os que alimentam estes modelos, são coágulos de poder e indicadores de prestígio
social. Distanciados da idéia de documento, eles querem apenas monumentos. O
poder, por seu turno, nestas instituições, é concebido como alguma coisa que tem locus
próprio, vida independente e está concentrado em indivíduos, instituições ou grupos
sociais. Essa concepção está distante daquela enunciada por Foucault:
“O poder está em toda parte; não porque englobe tudo e sim porque provém de todos os lugares.
E ‘o’ poder, no que tem de permanente, de repetitivo, de inerte, de auto-reprodutor, é apenas efeito de
conjunto, esboçado a partir de todas essas mobilidades, encadeamento que se apóia em cada uma delas e,
em troca, procura fixá-las. Sem dúvida, devemos ser nominalista: o poder não é uma instituição e nem uma
estrutura, não é uma certa potência de que alguns sejam dotados: é o nome dado a uma situação
estratégica complexa numa sociedade determinada.” (1997: p.89)
A tendência para a celebração da memória do poder é responsável pela
constituição de acervos e coleções personalistas e etnocêntricas, tratadas como se
fossem a expressão da totalidade das coisas e dos seres ou a reprodução museológica
do universal, como se pudessem expressar o real em toda a sua complexidade ou
abarcar as sociedades através de esquemas simplistas, dos quais o conflito é banido
por pensamento mágico e procedimentos técnicos de purificação e excludência.
As relações estreitas entre a institucionalização da memória e as classes
privilegiadas têm favorecido esta concepção museal. Não é fruto do acaso o fato de
muitos museus estarem fisicamente localizados em edifícios que um dia tiveram uma
serventia diretamente ligada a estâncias que se identificam e se nomeiam como sedes
de poder ou residência de indivíduos “poderosos”.
Importa esclarecer, no entanto, que os museus surgidos com caráter celebrativo não
estão maculados por pecado original e fadados à reprodução de modelos que eliminam
a participação social e a possibilidade de conexão com o presente. Até mesmo porque
essa afirmação seria a negação do entendimento do museu como um “corpo” por onde
o poder circula. Assim, dentro dos próprios museus desenvolvem-se canais de
circulação de poder que permitem a produção de programas, projetos e atividades que
traem a missão original da instituição._ Para o bem e para o mal os museus não são
blocos homogêneos e inteiramente coerentes. Alimesmo em suas veias circulam corpos
e anticorpos, memória e contramemória, seres vivos e mortos. De qualquer modo, para
além dessa visão microscópica, não se deve desconsiderar as tendências gerais
predominantes. Interessa aqui afirmar que alguns museus, dando provas de que a
mudança é possível, buscam transformar-se em equipamentos voltados para o trabalho
com o poder da memória.
O diferencial, neste caso, não está no reconhecimento do poder da memória,
mas sim na colocação desse poder ao serviço do desenvolvimento social, bem como na
compreensão teórica e no exercício prático da apropriação da memória e do seu uso
como ferramenta de intervenção social.
Trabalhar nesta perspectiva (do poder da memória) implica afirmar o papel dos
museus como agências capazes de servir e de instrumentalizar indivíduos e grupos
para o melhor equacionamento de seu acervo de problemas. O museu que adota este
caminho não está interessado apenas em ampliar o acesso aos bens culturais
acumulados, mas, sobretudo, em socializar a própria produção de bens, serviços e
informações culturais. O compromisso, neste caso, não é com o ter, acumular e
preservar tesouros, e sim com o ser espaço de relação, capaz de estimular novas
produções e abrir-se para a convivência com as diversidades culturais.
Operando com objetos herdados ou construídos, materiais ou não-materiais, os
museus trabalham com o já feito e já realizado, sem que isso seja, pelo menos em tese,
obstáculo para a conexão com o presente. Essa assertiva é válida tanto para os
museus de arte contemporânea, quanto para os ecomuseus envolvidos com processos
de desenvolvimento comunitário. A questão fundamental, como indicou Le Goff, é saber
se a instituição museológica está aderindo ao passado e à moda “retro”_ para
compreender e atuar aqui e agora ou para esquecer “as dificuldades do presente”. Em
qualquer hipótese, remontar (museograficamente) ao passado é reinventar um passado,
uma vez que dele guardam-se apenas restos. Contudo, à tentativa de “esquecer as
dificuldades do presente” alia-se muitas vezes um movimento de promoção
passadista_ que, vinculando o conceito de patrimônio aos objetos materiais, busca
afirmar que a memória e a história estão sendo preservadas, sem conflito, sem
contestação, sem produção inovadora. (Le Goff, 1986: p.55).
Trabalhar com a perspectiva de um movimento de memória que se conecta
estrategicamente ao presente sem querer esquecê-lo, mas olvidando necessariamente
alguns aromas do passado, conduz o agente museal ao reconhecimento de que aquilo
que se anuncia nos museus não é a verdade, mas uma leitura possível, inteiramente
permeada pelo jogo do poder. Onde há memória há esquecimento e “lá onde há poder
há resistência”.(Foucault, 1997: p.91) A possibilidade de múltiplas leituras resgata para
o campo museológico a dimensão do litígio: é sempre possível uma nova leitura. Onde
há poder há memória.
O poder em exercício empurra a memória para o passado, subordinando-a a
uma concepção de mundo, mas como o passado é um não-lugar e o seu esquecimento
é necessário, as possibilidades de insubordinação não são destruídas. O tesouro
perdido não está no passado, está perdido no presente, mas importa lembrar (ou não
esquecer) que ele pode surgir abruptamente incendiando os vivos.
2ª parte – O acervo de problemas e o patrimônio espiritual
“A agonia das coleções é o sintoma mais claro de como se desvanecem as classificações que
distinguiam o culto do popular e ambos do massivo.”
Néstor Garcia Canclini
Os estudos até agora desenvolvidos permitiram perceber que onde há memória
há poder e onde há poder há exercício de construção de memória. Memória e poder
exigem-se. O exercício do poder constitui “lugares de memória” que, por sua vez, são
dotados de poder. Nos grandes museus nacionais e nos pequenos museus voltados
para o desenvolvimento de populações e comunidades locais, nos museus de arte, nos
de ciências sociais e humanas, bem como nos de ciências naturais o jogo da memória e
do poder está presente, e em conseqüência participam do jogo o esquecimento e a
resistência. Este jogo concreto é jogado por indivíduos e coletividades em relação. Não
há sentido imutável, não há orientação que não possa ser refeita, não há conexão que
não possa ser desfeita e refeita.
Ao tratar dos dois movimentos de memória, com orientações vetoriais distintas,
tratei esquematicamente de sublinhar a vinculação com o passado ou a conexão com o
presente, mas esses movimentos são complexos e não são lineares, existem avanços
e recuos em diversos sentidos.
Para finalizar quero introduzir um debate que talvez interesse, de modo especial,
aos museus voltados para o desenvolvimento social e a operação com um acervo de
problemas que afetam indivíduos e grupos a eles ligados.
As experiências que nos anos 70 opunham-se teórica e praticamente ao
caminho adotado pelos museus clássicos, de caráter enciclopédico _, desaguaram
caudalosas nos anos 80 _, permitindo a construção de veredas alternativas e a busca
de sistematização teórico-experimental. Entre essas experiências quero destacar as
seguintes:
1º O Museu Nacional do Níger, em Niamei. Existindo pelo menos desde 1958, esse
museu ganhou notoriedade na década de 70. Trata-se de um projeto original
desenvolvido por Pablo Toucet_ (1975: p.32-5), museólogo e arqueólogo catalão em
exílio, sensível às necessidades e problemas da população. Numa área de
aproximadamente 24 hectares instalou-se um complexo museológico que no dizer de
Hugues de Varine, abrangia:
“um museu etnológico ao ar livre, jardim para crianças, jardim zoológico e botânico, lugar para espairecer e
passear, para os desfiles de moda africana e européia, e centro para a promoção de um artesanato de
qualidade que fabrica objetos úteis; constitui, afinal a maior escola de alfabetização e, quando é o caso, um
centro de difusão de programas musicais.” (1979: p. 73)


2º A Casa del Museo, no México. Após a Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972) o
Museu Nacional de Antropologia do Instituto Nacional de Antropologia e História do
México lançou o Projeto experimental a Casa del Museo, em três áreas populares: Zona
do Observatório, El Pedregal de Santo Domingo e Nezahualcoytl. A prática nessas
áreas apontou para uma concepção museológica, segundo a qual o museu passava a
ser um veículo de educação e comunicação integrado ao desenvolvimento da
comunidade. Como assinala Moutinho:
Aconteceu, porém que o sucesso do trabalho em El Pedregal, fruto aliás dos ensinamentos
recolhidos na primeira experiência [Zona do Observatório] e que em 1980 se cimentavam através do curso
de formação de novos museólogos [cidade Nezahualcoytl], foi pressentido pelos conservadores da
museologia tradicional como uma ameaça aos museus instituídos.(…) Num meio adverso, receoso de
mudança, ao projeto da Casa do Museu foram sendo retirados progressivamente todos os apoios, de modo
que em 1980 foi dado por encerrado. (1989: p.39-40)


3º Museus locais em Portugal. Após a Revolução de abril de 1975, diversas
experiências museológicas aconteceram em Portugal, decorrentes de iniciativas locais,
realizadas por associações culturais ou autarquias. Alguns museus surgidos ou
transformados com base nessas experiências passaram a considerar as suas coleções
como um “meio” para a realização de trabalhos de interesse social; suas intervenções
ampliaram-se e orientaram-se para a valorização da localidade, o fomento do emprego
e as áreas de comunicação e educação. Como afirma o responsável pelo Museu
Etnológico de Monte Redondo:
Esta é a verdadeira riqueza [tesouro] que estes museus contém, riqueza essa sempre em
transformação, e em correspondência, com os processos de transformação que abrangem todas as áreas
da vida do país.
É nossa convicção que o acervo de um novo museu é composto pelos problemas da comunidade
que lhe dá vida. Assim sendo, fácil é de admitir que o novo museu tem de ser gerido e equipado por uma
forma a poder lidar com um acervo, cujos limites são de difícil definição e pior ainda, sempre em contínua
mudança. (1985: p.46)
O esforço para sistematizar as novas experiências museológicas e marcar as
diferenças com outros referenciais teóricos levou os especialistas a estabelecerem o
seguinte quadro esquemático:
Museu tradicional = edifício + coleção + público
Ecomuseu/Museu Novo = território + patrimônio + população
Visualizo aqui um problema teórico-prático de grande interesse museológico.
Como busquei demonstrar a relação entre memória e poder nos museus não é fortuita
ou ocasional, ao contrário faz parte da própria constituição museal. Ainda que nos
museus tradicionais essa relação alcance maior visibilidade através do edifício
(tipologia arquitetônica), da coleção (anéis, armas, bandeiras, pinturas e esculturas
monumentais, coroas e artefatos de povos “primitivos”), do público (vigiado, seleto e
pouco participativo) e do discurso museográfico; ela não está ausente nas projetos
alternativos de museus, sejam eles ecomuseus, museus regionais, comunitários, locais
ou tribais. Contudo, é preciso reconhecer que nesses casos ela ganha algumas
especificidades.
Também nos ecomuseus a memória poderá estar orientada para o passado ou
para o presente, também ali ela poderá vir a ter uma função emancipadora ou
coercitiva. O modelo não tem funcionamento automatizado e a prática tem permitido
compreender que ecomuseus também se tradicionalizam.
O termo território, por seu turno, exige cuidado conceitual. O estabelecimento e
a defesa de territórios museológicos não têm valor em si. A prática de demarcação de
territórios pode também ser excludente e perversa. Qual é afinal de contas o território
do humano? Arrisco-me a pensar que as práticas ecomuseológicas não têm sido
sempre de territorialização_, ao contrário elas movimentam-se entre a territorialização e
a desterritorialização, sem assumir uma posição definitiva. Lembro-me de um dos
responsáveis pelo Museu Etnológico de Monte Redondo, dizer em certa reunião de
trabalho: “O Museu é a Taberna do Rui quando lá nos reunimos para a tomada de
decisões, e também a casa do Joaquim Figueirinha, em Genebra, quando lá estamos
trabalhando.” Não há noção de território que suporte esses deslocamentos abruptos. De
outra feita, essa mesma pessoa achava importante fazer coincidir o território de
abrangência física do Museu Etnológico com um mapa da Região de Leiria em termos
medievais (Gomes, 1986: p. 9). As idéias: museu estilhaçado, museu de múltiplas
sedes, museu descentralizado, museu com antenas e outras, são ao meu ver, a
confirmação do que aqui foi exposto.
Se por um lado, marcar o território pode significar a criação de ícones de
memória favoráveis à resistência e a afirmação dos saberes locais frente aos processos
homogeneizadores e globalizantes; por outro, assumir a volatilidade desse território
pode implicar a construção de estratégias que favoreçam a troca, o intercâmbio e o
fortalecimento político-cultural dos agentes museais envolvidos.
O conceito de patrimônio também não é pacífico, envolve determinados riscos e
pode ser utilizado para atender a diferentes interesses políticos. Portanto, ao se realizar
uma operação de passagem do conceito de coleção para o de patrimônio, os problemas
foram ampliados. No entanto, as práticas ecomuseológicas também aqui não parecem,
em muitos casos, reforçar a idéia de coleção ou mesmo de patrimônio, concebido como
um conjunto de bens culturais. Práticas museológicas como as do Museu Didático-
Comunitário de Itapuã (BA), do Ecomuseu de Santa Cruz (RJ) ou do Museu Etnológico
de Monte Redondo operam com o acervo de problemas dos indivíduos envolvidos com
os processos museais. O que parece estar em foco, aqui também, é uma descoleção,
na forma como a conceitua Canclini. (1997: p.283-350).
Nos três casos, não há uma preocupação patrimonial no sentido de proteção do
passado, mas sim um interesse na dinâmica da vida. Em outros termos: o interesse no
patrimônio não se justifica pelo vínculo com o passado seja ele qual for, mas sim pela
sua conexão com os problemas fragmentados da atualidade, a vida dos seres humanos
em relação com outros seres, coisas, palavras, sentimentos e idéias. Assim, é no pólo
população, com suas múltiplas identidades, que se encontra, ao meu ver, o desafio
básico do museu.
Questão síntese: o repto para as propostas museológicas alternativas que
teimam em não perder o seu potencial transformador não estará colocado na utilização
do poder da memória ao serviço dos indivíduos e da sociedades locais, cada vez mais
complexas?
O que está em jogo nos museus é memória e é poder, logo também é perigo.
Um dos perigos é o exercício do poder de forma autoritária e destrutiva, outro é a
saturação de memória do passado, a saturação de sentido e o conseqüente bloqueio da
ação e da vida.

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* Mestre em Memória Social e Documento-UNIRIO / Doutorando em Ciências Sociais- UERJ
Professor da Escola de Museologia-UNIRIO
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_ É impossível não estabelecer uma conexão entre essas idéias de Nietzsche e o conto de Jorge Luís Borges, denominado: Funes, o memorioso.

_ Faço coro com Jacques Le Goff: “Pessoalmente, não hesito em usar as expressões de Michelet quando dizia que o patrimônio é espiritual. Com isto entendo a introdução no campo do patrimônio de uma noção da diversidade das tradições, os movimentos insurrecionais, os de contestação, tudo o que permitiu a um povo ser aquilo que é. Fazer coincidir este conceito com objetos de um passado mitizado é perigosíssimo.”
(1986: p.54-5)

_ Em termos administrativos e gerenciais essa missão deveria ser reavaliada e revista de quando em quando.

_ À medida em que se aproximam o fim do ano, o fim do século e o fim do milênio, a moda “retro” se amplia. É como se o presente perdesse força e vigor e o passado sugasse os sujeitos da história para o seu ventre de Saturno.

_ Exemplos de promoção passadista na Polônia, na Itália e na França são analisados por Le Goff no livro "Reflexões sobre a história". Esse autor identifica no conceito de patrimônio apontando para o passado um grande perigo.

_ Esses museus herdaram “conceitos novecentistas que os condenaram a ser um templo sacrossanto e abstrato da cultura (…).” (Monreal, 1979: p.104)

_ Em 1984, foi criado o Movimento Internacional da Nova Museologia (MINOM).

_ A professora Myrian S. dos Santos, minha orientadora de doutorado, estimulou essa reflexão com a seguinte questão: abandonar a idéia do edifício, como elemento definidor do museu, não é também abrir mão do território?




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in "Cadernos de Sociomuseologia", nº19
Edições Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

2 comentários:

JAIRO FRANCISCO disse...

Mário, boa tarde. Sou estudante de Museologia da Ufpe - Recife, e gostaria de ajuda num projeto para criação de Ecomuseu em meu estado (PE).Abç. Jairo Francisco - jairosegurototal@hotmail.com

JAIRO FRANCISCO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.